segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A grande questão da próxima geração será o espaço no seu HD.

Se não tiver um HD grande já era.



O disco rígido interno do PlayStation 4 é de 500 GB, e se você comprar e começar a jogar apenas dois dos seus jogos de lançamento deste mês, ocupará quase 20% de todo o espaço no HD. Bem-vindo a uma nova era de games para consoles.
Na imagem aqui de cima, você pode ver os detalhes da contra-capa do novo Call of Duty: Ghosts para o PS4. É preciso 49 GB de espaço no seu PS4 para instalá-lo. Já Killzone: Shadow Fall exige 45 GB.

O PS4 ainda pede que você reservar um espaço para todos os jogos que entrarem no seu console. Olha o que diz o FAQ na página da Sony:
Todo jogo de PS4 em disco Blu-ray precisa ser instalado no disco rígido para garantir uma experiência sem solavancos. No entanto, alguns jogos não necessitam que sejam totalmente instalados antes de ser possível jogá-los. Para jogar todo e qualquer game em disco, os usuários terão que colocar o disco no PS4 da mesma forma que rolava no PS3.
Sony, aparentemente, alterna entre chamar esse processo de “instalação obrigatória” e “instalação de cache” nos seus FAQs oficiais, sendo este último termo pode indicar que essa instalação seja apenas temporária no seu disco rígido (como Shuhei Yoshida, presidente da marca PlayStation,disse no Twitter). Isso significa que jogos não tomarão tanto espaço assim e deve sumir automaticamente com a limpeza de cache do sistema. Mas só vamos descobrir como isso vai funcionar com o console em mãos.
Mas isso não é só um lance do PS4. Como dissemos lá em fevereiro, antes mesmo do console ser oficialmente anunciado, o Xbox One também exige que os jogos sejam instalados no HD. Não tem como rodar games sem passar por esse processo.
Assim como o PS4, o Xbox One será lançado com um disco rígido embutido de 500 GB. E também como o PS4, alguns jogos do Xbox One podem ser jogador enquanto são instalados. Além disso, os dois consoles permitem que alguns jogos rodem enquanto são instalados. Não sabemos exatamente quais games, e também não sabemos ainda o quanto teremos que esperar para jogar lançamentos como CoDKillzone ou qualquer outro game que deva estrear junto com os novos consoles.
A obrigatoriedade da instalação/coleta de cache desses sistemas tem como objetivo melhorar a performance. É mais rápido ler dados nos discos rígidos desses consoles do que diretamente da mídia física – no caso, os discos de Blu-ray do PS4 e Xbox One. Isso também evita que o disco fique rodando por muito tempo, diminuindo o consumo de energia e a temperatura interna do aparelho, e também reduzindo o barulho.
A necessidade de instalar jogos em sistemas vai acabar forçando os donos de PS4 e Xbox One a adotar a prática de ter que balancear o que está instalado e o que roda a partir do disco, um processo com que jogadores de PC já estão acostumados. Com isso, vamos ter que depender sempre do que estiver disponível para ser jogado enquanto rola a instalação. Se um console consegue guardar os dados de apenas uns 10 lançamentos de grande porte, teremos também que selecionar exatamente o que vai ficar no disco rígido – especialmente se o processo de baixar ou instalar um jogo seja um pouquinho mais demorado do que gostaríamos.
A Sony já informou que o HD do PS4 será substituível, então os consumidores podem comprar discos com um espaço maior que o padrão. No entanto, o console não vai dar suporte a HDs externos.
Com o Xbox One vai ser um pouco confuso: o disco rígido não pode ser trocado, mas o console tem suporte para disco externos – porém, essa função não será habilitada no lançamento.
nextgenHD_kotakubr02
Vale lembrar que mesmo com a instalação completa, você é obrigado a usar o disco para jogar, tanto no PS4 quanto no Xbox One. Antes das reclamações contra as políticas de DRM do XOne, a Microsoft estava planejando lançar um esquema de compartilhamento de licenças entre membros da mesma família. A ideia era que um mesmo disco poderia instalar integralmente um jogo em até 10 consoles (de uma mesma família) sem a necessidade da mídia física. O Xbox One então se conectaria à internet uma vez por dia para validar a licença em cada máquina. Fico imaginando se algum dia as pessoas vão finalmente cansar do modelo tradicional e pedirão essa funcionalidade de volta pra Microsoft.
É importante também lembrar que os jogadores não vão exatamente 500 GB de espaço nas plataformas da Sony e Microsoft. Os dois consoles usam o mesmo disco para a instalação do sistema operacional. Ainda não sabemos o tamanho do software do PS4, mas a Microsoft já avisou que o do Xbox One usa uma quantidade significativa de espaço.
Enquanto isso, no reino da Nintendo, não há necessidade de instalação para os jogos do Wii U. O sistema vem com meros 32 GB de espaço, sendo que apenas 25 GB estão realmente disponíveis para os seus games. Mas, pelo menos, a plataforma dá suporte para HDs externos.
Todos esperam que os três consoles de nova geração disponibilizarão jogos de estúdios próprios em versão digital caso esse lance de instalação e mídia física acabe não dando muito certo. Mesmo assim, você terá a mesma dor de cabeça para conseguir espaço no seu HD para manter todos os jogos que quiser.
Vamos descobrir muito mais sobre a experiência de usar um PS4 e um Xbox One durante este mês de novembro. O PS4 será lançado dia 15 nos EUA e 29 no resto do mundo, enquanto que Xbox One vai estrear dia 22 de novembro em vários países, incluindo o Brasil.
Para ser sincero, jogadores de PC lidam com todas essas mudanças há muitos anos, e eles parecem estar muito satisfeitos. Tenho certeza que a turma dos consoles também vai sobreviver.
(Fonte, site Kotaku)

Nenhum comentário:

Postar um comentário