quinta-feira, 17 de abril de 2014

As 10 melhores cenas de abertura dos cinemas.

As 10 melhores cenas de abertura dos cinemas baseada na opinião de quem vos fala.

10 - Up: Altas aventuras (Peter Docter, Bob Peterson).

Eu não acho o melhor filme da Pixar. Mas com certeza é a melhor abertura do estúdio. O filme começa com Carl, um garoto feliz, tímido que conhece a mina mais legal da vida dele, Ellie. Eles se conhecem melhor, namoram, casam, vivem até não poder mais, ou até Ellie não poder mais. O filme já arranca lágrimas suas só na abertura, e então você, chorando, pensa "Essa porra vai ser foda".



9 - Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (Steven Spielberg).

A franquia Indiana Jones é, para mim, uma grande unificação de todos os gêneros do cinema. Durante os filmes temos, suspense, aventura, ação, romance etc. E nessa cena em especial vemos quem é o protagonista. Indiana Jones aposta coloca sua vida num saco de areia, torcendo para dar certo e conseguir pegar um artefato de ouro caríssimo. A sequência mostra uma das cenas mais clássicas da história do cinema, a pedra rolando atrás de Jones. Puta merda, que franquia incrível.

8 - Cães de aluguel (Quentin Tarantino).

Quentin Tarantino é um gênio. Disso ninguém tem dúvida. Mas no longínquo ano de 1992 ele não era lá essas coisas, o cara tava estreando no cinema com seu projeto autoral, Cães de Aluguel. Depois disso veio o glamour e tal. Os filmes do Tarantino são incríveis por apresentarem as teorias do próprio diretor, como nesta abertura:
Nela, o prórpio personagem do Tarantino discute a música "Like a virgin" da Madonna.

7 - Batman: O Cavaleiro das Trevas (Christopher Nolan).

Christopher Nolan conseguiu junto com Heath Ledger fazer todo mundo esquecer o Coringa interpretado por Jack Nicholson. O trabalho foi tão marcante e convincente que muitas pessoas acham que o Coringa de Ledger é o definitivo. A cena do assalto ao banco é impactante, e mostra a que o filme veio. É simplesmente inesquecível.


6 - X-Men 2 (Bryan Singer).

Bryan Singer mostrou que era possível fazer um filme bom de super heróis marvel nos anos 2000. Começou no segundo milênio com X-men, que desencadeou a produção de inúmeros outros filmes, como Homem Aranha (2002) por exemplo. A questão é que X-men 2 é um filmaço de super herói, e entra para aquele boato de que o segundo filme é melhor que o primeiro. Enfim. A cena nos mostra a capacidade que noturno tem.

5 - O senhor dos anéis: A sociedade do anel (Peter Jackson).

A adaptação da obra de J.R.R. Tolkien pro cinemas é muito boa. Uma das melhores adaptações de livros que existem. Peter Jackson conseguiu captar o espirito do livro no filme. E pra quem ainda não conhecia a obra, Peter pôde apresentar tudo á um público novo, e devo dizer, que puta apresentação.

4 - Watchmen (Zack Snyder).

Pode falar o que quiser, que não é bom, é uma merda e o cacete, mas Watchmen tem uma das melhores aberturas que já vi. Foi uma sacada excelente contar a o que ocorreu antes dos eventos do filme, em forma de eventos históricos. Sem falar da música escolhida ao fundo, "Times they are changing" do Bob Dylan, se encaixa perfeitamente com o contexto da obra e do filme. Puta merda que foda. 

3 - Os bons companheiros (Martin Scorsese). 

Martin Scorsese e seus filmes são fodas por si só, mas esse em especial, pra mim, é sua obra prima. É um filme de máfia que consegue ter sua própria identidade, ele não vai na aba de poderoso chefão, ele tem referências, mas não é totalmente igual. O filme é tão foda, mas tão foda que na primeira cena já te dá um soco na cara e mostra a que o filme veio. Scorsese é outro gênio, na verdade, tá mais pra um deus.

2 - Star Wars IV: Uma nova esperança (George Lucas).

Em uma galáxia muito, muito distante, tudo está absolutamente calmo e sereno, quando de repente surge uma puta nave atirando em outra menor. A abertura é uma metáfora do cinema. Tudo estava sereno e calmo, quando de repente Star Wars veio para abalar e mudar tudo. É claro que isso é só teoria, na época nem era pensado. Eu acho uma pena que Star Wars tenha decaído tanto durante os anos, mas vamos ver aí em 2015 qualé que vai ser com J.J. Abrams no comando.


1 - Matrix (Andy e Lana Wachowski).

Matrix é um filme foda. Eu poderia deixar o vídeo aqui e simplesmente ir embora, mas eu quero comentar aqui um pouquinho. Matrix está em primeiro porque revolucionou saporra que a gente chama de cinema. Mostrou pra nós o bullet time, e deixou muita gente de queixo caído nos cinemas, e no sofá de casa.

E aí, gostou? Faltou filme? Fala aqui para a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário