A gente já fez uma lista aqui falando do que esperávamos. Agora é pra dizer o que presta e o que não presta.
É isso aí galera, um ano se passou desde a postagem feita sobre os filmes que nós gostaríamos de ver ano passado. Teve bastante coisa boa, bastante coisa ruim, mas deu pra ver tudo e é disso que vamos falar agora.
Antes de continuar lendo é meio que essencial que você veja esse post aqui.
Antes de continuar lendo é meio que essencial que você veja esse post aqui.
1 - X-men: Dias de um futuro esquecido
Esse foi o primeiro filme da lista passada, então comecemos com ele.
O filme já ganha créditos por ter a volta de Bryan Singer na direção e não na produção. Em 2011 lançaram o Primeira Classe, que para mim é o melhor filme dos x-men até agora, fazendo uma espécie de reboot. É mas não é um reboot, porque as franquias se comunicam. Tanto a de 2000, quanto a nova. Houveram algumas falhas durante a cronologia dos x-men, que convenhamos é confusa pra caraca, mas isso não afeta o filme e a franquia.
Enfim. O filme adapta lá o gibi CLÁSSICO que tem o mesmo nome do filme. No gibi a Kity é quem vai para o passado, mas no filme é o Wolverino, por quê? Porque ele é o mais bem pago da produção e o mais popular, mas isso não é ruim, o pretexto de mandar o Wolverino é bom. O futuro do filme é bom. Não espetacular. Bom. Os mutantes que estão no futuro são ok. E esse filme tem uma coisa que me agrada muito que é introduzir mutantes com um potencial gigantesco. Temos dois mutantes que fazem um contraponto, um no passado e um no futuro. No passado temos o Mercúrio, que despensa comentários de tão foda que ele está, e no futuro temos a Blink que é sensacional. Tomara que tais mutantes sejam usados nos próximos filmes e não jogados fora como foi o Noturno. Nos anos 70 o filme desenrola e bem para caralho! Mais uma vez Magneto e Xavier carregam o filme nas costas, eles sim são os verdadeiros protagonistas. Dias de um futuro esquecido é um recomeço do recomeço, e isso não é necessariamente ruim.
Gostei muito do filme. Para mim é um dos melhores filmes de herói do ano. E para ser clichê, não sei, vou dar uma nota aqui para ele. 4/5 joinhas marotos.
Só para não me esquecer. No comecinho do filme tem uma cena onde o mutante desprezível Apache é morto por um sentinela. Aquela cena é, nos quadrinhos, do Wolverino. É ele quem morre obliterado pelos sentinelas.
2 - O espetacular homem aranha 2
Eu já dei minhas opiniões sobre o filme logo que ele saiu (link do post), então vai lá lê o post e sinta a mudança de opiniões de meses para outros.
Amar ou não amar? Eis a Questão. |
Esse filme foi o que eu re-vi mais recentemente dessa lista, e não convence. As coisas andam bem, mas apesar de certos elementos funcionarem, são muitos forçados. Primeiramente, o electro. Suas motivações são legais mas, não convence. Max Dillon é um stalker que ama e odeia o homem aranha, e isso fica confuso no filme. Outro vilão que, na época eu reclamei, foi o duende verde, que está horrível nesse filme. Uma merda só. E o outro vilão que é introduzido é o Rhino, ou R.H.I.N.O. Que é legal, mas aparece de um jeito desnecessário no final. A coisa boa do filme é o relacionamento Peter Parker - Gwen Stacy e cenas de ação. Visualmente, o filme é perfeito. PERFEITO. Cenas de ação que deixam os olhos cheios de lágrimas e que causam certa emoção. Outra coisa boa é que o filme é uma história de quadrinhos, de novo, visualmente. Se bem que algumas das falas de inúmeros personagens são muito características de quadrinhos.
Mas o filme em si não é lá tudo aquilo que geral anda dizendo. Não é o melhor filme do aranha, longe disso na verdade. Acho que se a franquia do Marc Webb quiser ousar fazer o melhor filme do aranha, precisarão trabalhar muito esses roteiros aí. O próximo filme é só lá em 2018, as histórias ruins do início da franquia já foram deixados de lado e espero que deixem aquela história de fator de cura para trás também, porque se tiver nem no cinema eu vou.
Esse filme, na minha humilde opinião fecal, foi uma tremenda surpresa esse ano. O primeiro filme do Capitão me agradou. É um filme legal, tem o Agente Smith de caveira vermelha e tal, mas no geral não foge muito disso. Achei que o segundo filme do ~primeiro vingador seria a mais do mesmo e não se destacaria, mas para meu conforto e contentamento, o filme é totalmente diferente do primeiro. A ideia do filme em si já é excelente. Fazer do bandeiroso um peão no meio de uma conspiração toda, é fantástico. Se nego achava que a S.H.I.E.L.D era podre, nesse filme, maluco, ela chega a feder de tão merda que é. Enquanto o primeiro é mais um filme de guerra, esse segundo se trata da espionagem, No filme a S.H.I.E.L.D está tendo alguns ~pobremas de administração. Steve Rogers começa a notar que tem merda envolvida nessa porra, e resolve investigar essa putaria, e como disse anteriormente, o capitão descobre uma tal conspiração que envolve a empresa e os E.U.A.
O filme tem várias coisas legais, principalmente as cenas de luta. Coreografias sensacionais que são de capazes de fazerem os olhos brilharem de tão fodas que são. Os personagens são bem construídos. Sebastian Stan faz um bom soldado invernal, não espetacular, mas bom. Anthony Mackie manda bem como Falcão, que tem cenas espetaculares. E Scarlett Johansson despensa elogios.
O filme é foda. Um dos melhores filmes de ação/aventura do ano. 4/5 joinhas.
4 - O Lobo de Wall Street
Quando vi esse filme pela primeira vez ele não me agradou muito. Isso tudo, acredito eu, foi por causa do hype. Antes do lançamento do filme, os críticos já estavam avaliando-o como o melhor filme de todos os tempos, e que todos os diretores deveriam se aposentar depois de assistirem à esse filme. Essa criação de um monstro da expectativa me pegou e me decepcionou de primeira.
Após assistir e re-assistir eu aceitei o filme. É bem divertido. O meu maior problema com o filme era o excesso de descomprometimento e clichês. A trama, basicamente, se trata de Jordan Belfort, que é um economista que conseguiu fazer seu nome no ramo e virou um ricaço bem louco. Essa história a gente conhece por completo mas o que destaca e o que faz valer a pena é a mão do Scorsese.
Eu posso dizer que agora curto o filme, porque simplesmente aprendi a curtir. O filme é porra louca mesmo, é a mão do Scorsese nos filmes de drogas, sexo e crime. Não direi que o filme é foda, porque se dizer é muita forçação, mas o filme é bem maneiro. O DiCaprio não ganhou o Oscar mas atuou brilhantemente, e a melhor coisa do filme, ~quiçá a melhor coisa que o Scorsese fez nesta recente década iniciada em 2010, foi apresentar à nós a bela, ilustre e lindíssima Margot Robbie.
Obrigado Scorsese.
3/5 joinhas.
5 - Godzilla
Passei boa parte do ano discutindo com o Sand do Robin&Sand adventures sobre Godzilla. Para ele, o filme é uma enganação, uma ficção científica que falhou. Eu, em partes, concordo com ele. Em alguns dos trailers apresentados o filme se mostrava, sim, uma ficção científica. Um filme de ficção científica do rei dos monstros não seria má ideia, mas 2 horas apenas estudando um monstro, seria chato pra caralho. Um filme de monstro tem que ter destruição. E é isso que essa porra desse filme traz. O roteiro é ruim no quesito "construir um personagem bom que não é o Bryan Cranston", mas o foco é a briga colossal. A ideia de queo Godzilla é um termômetro ativo para o balanço das forças da natureza, é bem legal. "Ah o Godzilla é bonzinho, não gostei". Ele é bonzinho nesse filme, porque de acordo com a proposta do próprio filme o monstro poderia muito bem cansar de toda a merda que os humanos fizeram durante os anos, e matar geral.
Gareth Edwards, o diretor, tenta dar uma amarrada com o original de 1954, que fica ok. O que destaca o filme é o tamanho das coisas. Os monstros são enormes, a destruição é colossal e é "real". Essa é outra coisa que o filme tenta explicar, os fenômenos naturais são causados pelo Godzilla, já que ele é o super agente da natureza. Achei crível essa solução.
Eu curti pra cacete esse filme, 3/5 joinhas.
6 - Planeta dos Macacos: O confronto
Planeta dos Macacos: A origem foi uma puta surpresa. Ninguém esperava nada por este reboot da gigantesca franquia que é Planeta dos Macacos. Esse segundo filme pós reboot tem uma atmosfera mais diferente, por se tratar agora de um filme de desenvolvimento dos macacos, e não uma introdução. Além do mais, o filme apresenta um apocalipse de macacos. Ninguém nunca havia pensado nisso. Parabéns à Hollywood.
O filme já começa a se destacar pela quantidade de atores fazendo captura de movimentos. É incrível, cada ator consegue passar uma personalidade diferente para cada macaco.
O ambiente "pós apocalíptico" é dividido entre os macacos e os humanos. É claro que a humanidade está em desvantagem, tanto numérica quanto territorial. Os macacos se reproduzem muito rápido e possuem mais terras próprias que os humanos. Uma das coisas mais legais do filme é a inversão de papéis entre os humanos e os macacos. Os macacos estão em total vantagem territorial e estão se desenvolvendo cada dia mais rápido, enquanto os humanos voltam às raízes ficando cada vez mais sem recursos. As diferenças entre os humanos macacos não são tão distantes assim. O grupo humano têm dois líderes, um é pacifista e o outro é sangue nozói, enquanto os macacos têm um pouco disso também.
O filme é sensacional, considerado por quem vos escreve um dos melhores filmes do ano.
4/5 joinhas.
7 - Jogos Vorazes: a esperança - parte 1
No geral, o filme é bem fraquinho se compararmos ao segundo. O texto para esse filme vai sair ano que vem.Por quê?
Porque sim. Ano que vem vai rolar a segunda e última parte da franquia, e desse jeito é mais fácil escrever como se fosse uma obra só.
8 - O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos
Já tem um post sobre esse filme, mas rapidamente falando eu gostei do filme. A primeira vez que vi fiquei em dúvida, mas da segunda vez as dúvidas cessaram e pude concluir que gostei do filme. Existem coisas que não gostei e coisas que me incomodaram muito, mas no geral é um filme bem legal para os fãs de Tolkien, (apesar de ser uma obra do Peter Jackson baseada em obras do Tolkien) fantasia e RPG.
9 - Guardiões da Galáxia
Esse sim, melhor que qualquer outro filme de super herói esse ano, e digo mais, O MELHOR FILME DA MARVEL!
Primeiramente que ninguém dava nada por esse filme, eu sei que me atraiu por ser uma galhofa. O filme é uma mistura de Marvel com Star Wars só que mais galhofado. As homenagens e referências à Star Wars são xicantes. Tem um tipo de Han Solo, tem um Chewbacca, tem um Darth Vader, tem uma estrela da morte, tem a aliança rebelde, tem tudo!
Os personagens são construídos de forma genial, são todos um bando de filhos da puta, tá todo mundo preso porque fez merda, e a maneira com que eles vão se entendendo é transposto para nós. Os personagens mal se conhecem, como nós não os conhecemos também. Quase ninguém conhecia os guardiões antes de julho deste ano, e hoje em dia estou eu aqui fazendo este post completamente maravilhado por ter tido a oportunidade de ver esse filme. A trilha sonora do filme é fantástica e tiveram a ideia genial de lançarem como se fosse uma mixtape dos anos 80. O filme como um todo é uma homenagem aos anos 80.
Cara, esse filme é O filme da marvel. É o filme de descontrair. Puta que pariu 5/5 joinhas.
Um filme que prometia um bocado e que, no geral, não agradou muito. Eu sei que o filme é uma adaptação, Aronofsky teve que requentar um pouco mais a história se não ao invés de um filme teria sido feito um curta. O filme é bem fantasioso, mas isso não tira lá o mérito, já que o mesmo precisava de um jeito de atrair o público. Não sei se era essa a premissa do filme mas, muitas vezes, me pareceu que a proposta do filme tinha ali um pé no Noé "possível". Aquela moda de fazer as coisas de maneira mais realista já está ficando chata. Só esse ano tivemos dois filmes assim, com personagens mitológicos retratados como se realmente tivessem existido. Não sei se a maioria das coisas presentes no filme estão escritas na bíblia, mas se existe uma preocupação de tentar fazer com que Noé seja um cara que existiu e teve tanta influência na humanidade, não me ponha gólens gigantes de pedra no filme.
Talvez eu tenha entendido o filme errado, ou meu conhecimento religiosos é péssimo (o que não deixa de ser mentira). Os atores estão legais, Russel Crowe careca barbudo, Jennifer Connelly apenas sendo ela mesma, e Emma Watson se livrando da cara que tinha em Harry Potter e mostrando que sabe atuar.
2/5 joinhas pro filme.
11 - 47 ronins
Caraca cara, não sei porque esse filme tá nessa lista. Não sei nem porque ele tava na lista de expectativas. Caraca que filme merda. Que roteiro merda. Personagens mega mal aproveitados e que não têm relevância nenhuma à trama. O foco, é claro, fica com o Keanu Reeves, a estátua viva, e é só isso. A básica ideia de vingança persiste durante todo o filme. Isso é chato. Algumas cenas são legais e tal, mas a cena que mais me deixou empolgado durante os trailers era aquela do dragão, que no final de contas nem era tão boa assim.
1/5 joinhas.
1/5 joinhas.
12 - Os mercenários 3
Não tinha muito o que esperar desse filme, fora explosões em looping. Eu não entendo quem gosta de assistir Mercenários e ficar analisando. É filme pra se divertir, ligar o foda-se e a suspensão de descrença. Muita gente não gosta do segundo filme porque dizem que virou uma grande piada interna, e, na minha opinião, isso é o que faz o filme ter mais graça. Mercenários 3 continua nessa linha de piada interna, mas volta mais um pouco no lance de explodir e atirar. É mais divertido que o segundo na verdade. O Mel Gibson acrescenta mais diversão no filme, pelo fato de ter um brucutu a mais. A única ressalva é o Bruce Willis ter cagado pra tudo e, infelizmente, não estar nesse filme.
3/5 joinhas.
13 - O grande hotel budapeste
Wes Anderson veio de novo com esses seus filmes que, como os negros, são maravilhosos. Achava que depois de "Fantástico Sr. Raposo" Wes Anderson não iria mais se superar. Que aquele filme era sua obra prima. Aí veio Moonrise Kingdom, que é uma loucura, mas ainda sim é padrão Wes Anderson de qualidade. E esse ano ele veio com Grande hotel budapeste. Esse filme é o prêmio de conjunto da obra feito pelo próprio diretor. Têm todo o elenco favorito dele, os personagens têm os melhores bigodes já feitos e uma trama maluca plausível, como de costume.
Esse filme é essencial para quem gosta do Wes Anderson, pra quem gosta de cinema e mesmo pra quem não conhece, introduzir-se ao universo desse maluco.
4/5 joinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário