segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Acho que entendi How i met your mother

Este Post tem SPOILERS, maluco!




Eu comecei a ver How i met your mother por indicação de um amigo meu, um dia estávamos conversando e eu contei pra ele que pensava em começar, só que o que me desanimava era o fato de não ser desafiado por ela. Uma série de comédia com 20 e poucos episódios, aquele tipo de sitcom básico e que não me atraía. Eu estava em uma época em que só queria ver coisa boa, não valia a pena ver coisa ruim, não era válido perder meu tempo com produtos que, teoricamente, não agregariam nada em minha experiência como espectador. Ainda sim, por insistência de meu amigo, resolvi começar a série.
Não demorou muito pra perceber que eu estava errado.


Sim, how i met your mother é tudo isso que eu falei acima, e justamente por esses fatores que a faz ser especial. Por ser básica e tratar de assuntos tão próximos a nossa realidade, é por isso que é fácil entender e até mesmo se conectar com alguns personagens. 
É claro que por ser só um moleque não pude entender tudo que a série quis me passar. A maioria das experiências são aplicadas em adultos de quase 30 anos.Aliás um texto excelente sobre how i met your mother está aqui
Enfim vamo falar do final.
Por 9 temporadas eu gostei de how i met your mother, me emocionei, identifiquei, me conectei com a série de um jeito que não imaginava que fosse acontecer. Tive um personagem favorito, um que não gostava tanto, episódios favoritos e outros menos. O lance é que eu nunca vi um episódio em que ao terminar eu dizia "ah que merda". Até o último.

Quando terminei o 24° episodio da 9° temporada eu me senti um retardado. Como eu passei 9 temporadas sendo enganado? Como Ted não termina feliz com a mãe? O objetivo da série é me contar a história de como Ted conheceu a mãe e como eles viveram felizes pro resto da vida, não é?
Acontece que não é.
Eu estava pensando sobre isso hoje (31/12) e cheguei a conclusão de: não, a série não é sobre Ted e Tracy se conhecendo e sendo absurdamente felizes para o resto da vida de ambos. Bom, se formos pensar no caso da Tracy é sim, mas e depois?
O erro da série, na minha opinião, é não apresentar a mãe de jeito apropriado. Tudo bem que durante uma temporada podemos nos apaixonar por ela e entender como (e porque) ela e Ted se encaixam tão perfeitamente. 
Mas e depois? 

How i met your mother faz uma coisa muito bem ao relatar a vida com um pouco de fantasia. É claro que nenhum dos personagens existe 100% na vida real, aquilo é ficção, porém a linha tênue entre coisas absurdas e coisas que poderiam acontecer é muito presente ao longo da série. E ao decidirem matar Tracy os produtores e criadores tinham que procurar um destino pro Ted, claro que, com base no que agradaria os fãs.
Não é um final necessário e de longe agradável, porém é um final verdadeiro, que acontece.


How i met your mother, no fim, consegue entregar o que prometeu. Não é de maneira extremamente agradável, porém entrega o que foi prometido. Mas também ensina que nem tudo é o que parece, as coisas mudam, planos mudam. A vida muda, toma outros rumos e, por várias e várias vezes, ela nos surpreende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário