quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Esquenta CCXP - Mike Deodato Jr

Um dos brasileiros com nome mais influente lá fora, e outro grande destaque que vem pra CCXP



Deodato começou com influência do seu papai Deodato Borges, que foi um puta cara importante. Ele era jornalista, radialista, roteirista e quadrinista. De pai pra filho foram passados os interesses e com 15 anos, Deodato Jr. Lançou sua primeira fanzine: O ninja. A fanzine geralmente serve pra você mostrar pros outros o seu potencial, é a porta de entrada, muitas vezes, para o mercado de quadrinhos, e serve também como um aprendizado para no futuro, se for o caso, lançar uma HQ autoral.
Na década de 80 o Deodato fazia charges pra jornais lá da Paraiba, e com o tempo e experiência, lançou algo que é importante ao ponto de ser obrigatório, na minha opinião.
3000 anos depois. Uma história de ficção cientifica em colaboração com seu próprio pai, feito com uma dedicação tamanha que se tornou algo marcante. Ela foi republicada esse ano (se não me engano) e conta a história de um planeta que se fode pela guerra global. Nosso planeta. É uma história sobre pessoas, sobre como são difíceis, sobre como são ignorantes e podem acabar causando sua própria destruição. Claro que nisso tem todo o lance nerd, de invasão alienígena e tal. Mas o trabalho de pai e filho que importa aqui.

O Deodato foi pra França no fim da década de 80 e publicou alguns de seus trabalhos autorais para o mundo conhecer.

Em meados dos anos 90 começou a trabalhar pra um selo que era famoso por fazer releituras de séries de TV. Com isso desenhou uma série de Perdidos no espaço, e outra da Bela e a Fera. E ainda nessa década maravilhosa, ele começou a ser conhecido por desenhar, principalmente, a mulher maravilha. Naquele estilo dos anos 90, músculos, peitos, peitos, músculos. O que deixou ele em destaque foi a constante comparação dele com Jim Lee (outro que vai estar por aqui em dezembro). Ele já desenhou vários personagens, tanto da Marvel quanto da DC. Hulk, Wolverine, Homem Aranha, Batman, Flash, e alguns outros. Em uma entrevista o cara disse que tanto o Hulk quanto o Wolverino são os seus preferidos para desenhar.



O que difere, na minha opinião, o traço tanto do Jim Lee quanto do Deodato é a inovação e continuar evoluindo. O traço do Jim Lee ME parece que é sempre o mesmo. Sempre músculos grandes, poses feitas, cores escuras e blá blá blá.
O Deodato tem um lance mais ágil, as poses podem até ser meio manjadas e tal, mas fica lindo. Porra, Hulk e Wolverine dele puta que pariu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário