quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sicario - Sobre o Oscar

Lembra daquele papo de filmes que deixam gosto? Sicario, no caso, deixa você sujo, ultrajado e querendo nunca mais sair da cama



Sicario nos apresenta a uma operação entre EUA e México contra o tráfico de drogas. A principio conhecemos Kate Macer, uma policial endireitada que segue as regras e tal. Em determinado momento de sua carreira ela e convidada a participar dessa tal operação, aceita, e em pouco tempo se dá conta que tá bem fodida. Ela não sabe porra nenhuma do que tá acontecendo ali e, com ela, a gente vai meio que entendendo o que tá acontecendo.
Quem dirige o filme é Denis Villenauve que já tá bem reconhecido em hollywood. Eu nunca tinha visto um filme dele e descobri que a parada é pesada. Ele é conhecido por fazer filmes que incomodam, que te fazem pensar e te tiram da zona de conforto. Alguns exemplos são: Incendios e Os suspeitos.

O filme, tecnicamente falando, é um negócio inacreditável. Principalmente pelo jeito de filmar do Villenauve, a câmera nem sempre tá totalmente quieta, e quando tá ela incomoda, ela causa angustia em você e te deixa na ponta da cadeira. Roger Deakinsé um caso a parte que acrescenta não só uma puta qualidade no filme, mas também consegue passar a sensação que o filme se dispõe a entregar.


O filme é sujo, é tenso, é daquele tipo que quando termina, você vai querer tomar um banho, sentar num bar pra esquecer tudo que viu. O filme incomoda, te ultraja várias e várias vezes, e como faz bem. Fiquei bem curiosos com os outros filmes do Villenauve.
O elenco do filme é fodido e me deixou bem surpreso ao ver todas as caras que aparecem. Ao começar pela Emiy Blunt, que nunca me chamou muita atenção. Pra mim o rosto dela sempre foi meio conhecido, mas não era lá muito atraente como atriz. Aqui ela me prova exatamente o contrário. Como eu disse antes, ela é um pouco do espectador no filme. Não sabe muito bem o que tá acontecendo, e vai descobrindo as coisas aos poucos junto com você. Ela tá espetacular nesse filme e, talvez seja uma das melhores coisas que ela já fez.
Quem também ta no elenco é o Josh Brolin. No filme ele é aquele cara meio cansado, de saco cheio e que não dá muita bola pro que nego fala dele. Como o filme tem aquela conexão entre fronteiras, é como se ele fosse o cowboy tático do exército. É legal.
Mas o grande destaque do filme é o Benício Del Toro. Eu não vou falar muito por que eu tenho medo de dar spoiler, mas eu posso dizer que o Benicio Del Toro é quase que o Justiceiro nesse filme. O bicho tá solto, nem diretor, nem ninguém segura ele.


Já é outro dos mais injustiçados do Oscar.
Tinha que estar indicado a melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor mixagem de som e o caralho a 4. Puta merda, as vezes me da raiva ver o quanto a academia não consegue enxergar esse tipo de filme. Mas Mad Max já tá indicado a uma porrada de coisa, e isso já me deixa bem feliz.
Agora sim, Sicário tá indicado a: Melhor fotografia; Melhor edição de som; Melhor trilha sonora.
Não sei se leva a melhor fotografia, já que a fotografia do Regresso é linda, mas creio que seja uma briga entre esses dois.
Edição de som pode levar, e trilha sonora também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário